Como utilizar cortinas na decoração da casa. As cortinas elas além de serem decorativas tem bastante utilidade na questão de privacidade e bloquear luz direta do sol. Elas também traz vida para sua casa, tanto para sala, quarto e outros ambientes.
Existem vários estilos diferentes de cortinas, desde o estilo moderno, industrial, rústico, minimalista e muitos outros. Além de encontrar-las com uma grande variedade de material, cores e estampas.
São dois tipos de fixação que encontramos para colocação das cortinas, trilhos ou varão. O de varão são os mais utilizados, mas não esqueça de combinar com a decoração restante do ambiente.
O varão prata combina mais com uma decoração moderna, já o dourado e cobre com uma decoração mais clássica e contemporânea. Sendo que, varões são mais simples de instalar e de retirar caso deseje lavar a cortina ou haja alguns imprevisto com elas.
Cortinas na sala ficam mais bonita se forem até o chão, deixando 1 cm entre o chão e o final dela. As cortinas mais curtas, aquelas que ficam abaixo da janela, escolha as de persianas ou a de rolo, ficam mais elegantes.
Vamos falar dos tipos de prega que a cortina pode ter, pois elas determinam o caimento que a peça irá ter, tem as pregas americanas, prega fêmea (essa o volume do tecido fica no lado detrás da cortina), já a prega macho o volume do tecido fica à frente da cortina.
Para encaixar a cortina no varão temos as argolas, existem com vários tipos de material, cromado, metal, madeira, plástico, tipo ilhós e com passantes do próprio tecido.
Os tecidos sintético para cortina são mais baratos e resistentes, os modelos naturais vão dar um maior peso, mas são mais caros, mais sensíveis pois amarrotam facilmente, inclusive dependendo do tecido natural podem até encolher após a primeira lavada.
Encontramos cortinas feitas com voal, elas são fininhas, leves e tem um caimento muito bom. Enfim tem vários tecidos para cortina. Tecidos pesados são ideias para lugares frios, para vedar melhor a luz. Mas escolha o que vai ao encontro de sua necessidades.