Muitas vezes para renovar a decoração da cozinha é preciso um alto investimento, principalmente quando ela é toda revestida por azulejos antigos, e que com o tempo precisam ser trocados.
Este é um cenário muito comum, e que aos poucos vem ganhando uma nova opção de mudança. E a opção mais viável nos dias de hoje é pintar os azulejos antigos, que depois da pintura ganham um novo estilo, deixando desta forma a cozinha com novos ares.
E tudo isto é possível graças ao uso das tintas epóxi, uma novidade que vem ganhando seu espaço no mercado de decoração.
Tinta epóxi para pintura em azulejos antigos
As tintas epóxi são feitas com compostos que aderem à superfície dos azulejos, formando assim uma película protetora, que esconde aquele visual apagado, e ainda permite que seja feita a limpeza constante sem danificar o novo visual.
Elas são feitas por várias marcas, como a Coral e a Suvinil, e em 2 tipos, as que necessitam da adição de catalisador em sua fórmula para uso; e as monocomponentes, que só precisam da adição de água para serem usadas.
Além disto, as tintas epóxi podem ser usadas para renovar diversas superfícies, como reboco, pisos de concreto, alvenaria, pastilhas, aço carbono, vidro, alumínio e madeiras preparadas para seu uso.
Como pintar azulejos antigos com tinta epóxi
E para fazer uma nova pintura nos azulejos da cozinha, e com isso dar aquela revitalizada no ambiente, basta conferir as dicas deste vídeo, apresentado por Gildson Santos:
O legal é que esta pintura pode ser feita em outros ambientes da casa que tenham revestimento de azulejo ou cerâmica, como a área de serviço e o banheiro.
E deste modo à cozinha de sua casa terá um visual renovado em pouco tempo, gastando pouco, e sem que seja preciso fazer uma reforma completa e demorada.